No dia 16 de novembro, data em que se assinala o Dia Mundial do Mar, haverá lugar à entrega formal do azulejo alusivo ao projeto às escolas do Agrupamento, com vista a sensibilizar toda a comunidade escolar e famílias de alunos para os impactos, no mar, dos comportamentos inadequados dos humanos, em terra. O ato oficial de entrega irá realizar-se às 09h30, no Jardim de Infância de Argivai, às 10h00, na Escola Básica Cego do Maio, e às 11h00, na Escola do Século.

Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o projeto “O Mar começa aqui…” promove ações de sensibilização ambiental, que sublinham a importância das sarjetas de passeio e sumidouros como dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem e que são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana.

O mar é um setor de importância vital e investimento prioritário para o Município da Póvoa de Varzim. Consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o tema da economia azul e a necessidade da sua afirmação a nível local e nacional foi debatido no painel final do III Congresso Empresarial.