Nos dias 13 e 20 de junho, realizaram-se duas sessões de Literacia Financeira no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, dirigidas ao público-alvo do projeto PVPL e abertas a toda a comunidade.
As oficinas, de participação gratuita, foram dinamizadas por Sara Ferreira no âmbito da ação 1 – Oficinas “Mais Literacias, Mais Oportunidades”, da operação Operação PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias.
A primeira sessão, com a participação de 17 pessoas, abordou a gestão financeira pessoal e familiar, oferecendo dicas práticas de poupança e incentivando os participantes a adotarem uma gestão mais consciente dos seus rendimentos.
Na segunda sessão, estiveram presentes 12 pessoas e o foco incidiu sobre a cidadania fiscal e os direitos financeiros, esclarecendo dúvidas relacionadas com as obrigações fiscais e promovendo uma maior literacia relativamente aos deveres e direitos de cada cidadão.
As sessões tiveram como principal objetivo capacitar os participantes com ferramentas úteis para a organização do orçamento familiar e sensibilizar para a importância do conhecimento financeiro no dia a dia.
Promotora da capacitação e formação de adultos ao longo da vida, através da literacia e da valorização cultural e, do ensino da Língua Portuguesa a migrantes, a Operação PVPL integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.




