Resultado da combinação da apreciação jurídica com textos poéticos da autoria de grandes poetas portugueses, foi apresentado, no Diana Bar, o livro Tantos Condenados por Crimes… Prescritos da autoria de Carlos de Azevedo, advogado, que espera que a sua reflexão seja um instrumento útil para os colegas no exercício da sua profissão e um sinal de alerta para os leitores que têm o direito de ver os nossos Tribunais interpretar e aplicar a lei que nos rege, sem distorções e com o rigor que todos merecem.

A prostituição legalizada na Póvoa de Varzim, entre 1871 e 1950, foi tema de uma edição municipal de Celeste Coelho e Roberto Linhares, que se basearam nos livros de matrícula de toleradas, uma fonte valiosa que o Arquivo Municipal conserva, para o lançamento de As Toleradas da Póvoa de Varzim, no dia 10, na Biblioteca Municipal.

No dia 16, os poveiros tiveram oportunidade de recordar a passagem de Humberto Delgado pela nossa cidade, há 50 anos, em plena campanha eleitoral, com a apresentação do livro Humberto Delgado – Biografia do General Sem Medo escrita pelo seu neto, Frederico Delgado Rosa, que a esta obra dedicou sete anos de trabalho.

O lançamento de Ventos e Marés da autoria de Rui Lagoa também contribuiu para o enriquecimento cultural do mês de Maio. Melodias da nossa terra foram compiladas pelo artista num duplo CD instrumental com uma roupagem diferente, abarcando temas populares e ligeiros.

Três meses após o evento literário de maior impacto na Póvoa de Varzim – Correntes d’Escritas – Ondjaki regressa à nossa cidade, dia 20, para presentar o seu mais recente romance Avódezanove e o Segredo do Soviético, a integrar o já vasto universo literário de publicações do escritor angolano.

Também Joel Xavier volta à Póvoa, depois de ter participado, no Verão passado, no Festival Músicas do Mar com um memorável concerto, para apresentar o novo trabalho, Sarava, que saiu para o mercado em Março deste ano. O concerto realiza-se no Auditório Municipal, Sexta, 23, às
21h30. O mês termina com mais um lançamento, no âmbito das Comemorações do Dia do Pescador, que se assinala a 31 de Maio. Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau é o título da obra coordenada por Álvaro Garrido que será apresentada dia 30, às 21h30, no Diana bar. O livro é dedicado a todos os homens que foram ao bacalhau, tratando-se de uma saga fascinante que, de certo modo, simboliza o crespúsculo do “Portugal marítimo” – real ou imaginário.