Póvoa de Varzim, 17.08.2009 - Terminou ontem, 16 de Agosto, a Feira do Livro, instalada no Largo do Passeio Alegre desde 31 de Julho.
45 stands foram casa de livreiros, editoras e alfarrabistas, os anfitriãos de uma Festa do Livro cujo convite de “A ler o mar” atraiu, como já vem sendo hábito, catadupas de visitantes, que ora faziam da Feira o seu destino principal, ora se cruzavam com ela no seu caminho para a praia, mesmo ali ao lado. Personagens principais da Feira, os livros eram tão variados quanto as mãos que os folhearam. Romances, poesia, ficção científica, literatura infantil, livros técnicos, entre muitos outros, revestiam as bancas, oferecendo novos títulos, clássicos da literatura e também as raridades, muito ao gosto dos coleccionadores. Em comum, todos tinham o facto de oferecer bons momentos de leitura a preços mais atractivos.
No entanto, e tendo em conta o balanço feito por outras Feiras do Livro que já decorreram no país, era já esperada uma quebra nas vendas, o que de facto aconteceu. Porém, a Feira do Livro continua a ser uma importante actividade que anima o mês de Agosto na Póvoa de Varzim, pois para além dos livros, oferece um programa de animação paralelo onde marcam presença a música, o lançamento de livros, o teatro, entre outras. Este ano, os visitantes puderam conhecer novos livros e os seus autores. Assim foi com O Último Bandeirante de Pedro Pinto, com A Escrava de Córdova de Alberto S. Santos e com o livro juvenil FDI – Fantásticos Detectives e Investigadores, de João José S. Desvendaram, finalmente, as histórias vencedoras do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora, reunidas em livro, também apresentado na Feira. Entraram em contacto com o mundo mágico da literatura infantil através da editora Trinta por uma Linha que apresentou vários títulos de livros ilustrados, prontos a serem devorados pelos mais novos.
A música fez também companhia aos livros, com as actuações da Banda Musical da Póvoa de Varzim e ainda com a organização do Festival do Emigrante, pela Associação Cultural e Recreativa da Matriz.
A Feira do Livro dá agora lugar à Feira de Stocks. No entanto, para o ano estará de volta, sempre junto ao mar e em Agosto. Até lá, recorde-a através das imagens publicadas no portal municipal.