Na companhia de Manuela Ribeiro, da Câmara Municipal, do editor Carlos Lopes e do ilustrador Miguel Ministro, João José S. revelou como surgiu a ideia de escrever esta série de aventura destinada, essencialmente, ao público infanto-juvenil. Com formação em engenharia, o jovem autor afirmou que foi há cerca de três anos que decidiu deixar os números e virar-se para as letras. Talvez recebendo a influência dos seus pais que são alfarrabistas, João José abriu a sua livraria e começou por escrever inicialmente para adultos e só depois optou por dedicar-se aos mais novos.

Fanisco (José Francisco), Dami (Daniel Miguel) e Ipê (Inês Pedro) são os três Fantásticos Detectives e Investigadores (FDI) que João José coloca em acção nas duas histórias que inclui neste primeiro livro e que se desenrolam no Colégio Almeida Garrett e na Feira de Antiguidades, respectivamente. Mas o autor não fica por aqui revelando que para além destas já tem mais três histórias escritas, sendo que todas elas apresentam um carácter inovador, uma nova tecnologia que as personagens adquirem para as suas investigações como o censor de movimento, o intercomunicador e o localizador.

As sessões de apresentação de livros regressam à Feira do Livro sexta-feira, 14, com a literatura infantil da Editora Trinta por uma Linha e sábado, 15, com o romance histórico A Escrava de Córdova de Alberto Santos. Entretanto, até ao dia 16, todos estão convidados a visitar a Feira e conhecer os milhares de livros distribuídos por dezenas de stands que representam mais de 200 editoras.

A Feira do Livro está aberta de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00.