Enquadrada no projeto inclusivo de “Erasmus+ Ka2 Inclu.ma.p.”, a iniciativa “Camisola Poveira – Evolução Histórica e Experimentação Prática” visou a divulgação de técnicas artesanais e caraterísticas históricas da mesma. Ao workshop juntou-se uma apresentação teórica sobre a evolução desta peça de património cultural da Póvoa de Varzim, conduzida pela Diretora do Museu Municipal, Deolinda Carneiro.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal marcou presença nesta iniciativa e sublinhou a importância de “unir os costumes da Póvoa de Varzim em torno de peças que são produzidas no concelho, pelas nossas gentes, e que refletem a nossa História”. Luís Diamantino considera que “uma casa sem gente é apenas um objeto, mas uma casa com pessoas passa a ser um lar. O mesmo acontece com a Camisola Poveira, que exposta numa vitrine é só uma camisola, mas quando alguém a veste, toda a comunidade poveira está ali representada.”

Numa altura em que o Município da Póvoa de Varzim se encontra a apostar na consolidação de uma marca identitária da Póvoa de Varzim, ações como estas são importantes na defesa das nossas raízes e tradições, mas também dos nossos produtores e artesãs locais.