Isto que significa que houve uma média de 90 participantes por dia nesta iniciativa do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, que pretendia alertar os veraneantes para a necessidade de procederem à correcta separação dos resíduos na praia e de colaborarem na manutenção da limpeza do areal.

A EcoAcção realizou-se pela primeira vez em 2003 e, desde então, tem-se verificado um aumento significativo, de ano para ano, no número de participantes em cada dia –  dos 30 participantes no primeiro ano, passou-se para 90, este Verão.

Através de jogos, em que podiam participar crianças e adultos, a EcoAcção no Verão decorreu  entre 13 e 27 deste mês, percorrendo as várias praias da cidade, de norte para sul. E, do conjunto de actividades, o que ressalta é que são as crianças que estão mais sensibilizadas para a reciclagem, revelando os adultos ainda grandes dificuldades.

A EcoAcção é composta por jogos como corrida de sacos e tracção de corda, que são bem conhecidos. A complementar fez-se ainda a limpeza do areal, tendo sido entregue a cada participante um par de luvas e um saco para a recolha de resíduos. Uma vez cheio, o saco era entregue a um monitor, que acompanhava o participante até um ecoponto de praia, onde era feita a separação dos resíduos. Para os participantes nos jogos foi feita uma entrega de prémios aos melhores classificados, quanto ao que participaram na limpeza do areal, receberam prémios de colaboração.

Com esta iniciativa, em que colaborou também a lipor, a Câmara Municipal voltou a insistir na educação ambiental, alertando para o papel que cada um pode ter na preservação do meio ambiente.