A Aceleradora Social AMP vem no seguimento de uma estratégia que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos pela Área Metropolitana do Porto. Através desta, pretende-se prestar um acompanhamento próximo do terreno a Iniciativas de Inovação  e Empreendedorismo Social (IIES) da região que se encontrem numa fase de desenvolvimento mais matura, com foco primordial na atração de financiamento e na maximização do seu impacto social.

O “JARDINTEGRA” iniciou-se na passada terça-feira, 2 de Maio, e decorrerá na Fábrica de Santo Thyrso – Pólo CIS-M, em Santo Tirso, durante 12 semanas, integrado no Grupo 2 do programa de experimentação e aceleração social, que representa projetos de 10 dos 17 municípios da AMP.

O MAPADI promove a inclusão social dos cidadãos com deficiência através das várias valências que existem na instituição. De forma a acelerar este processo e solucionando um problema existente, a instituição tem como objetivo criar uma empresa de jardinagem, que visa dar resposta aos excedentários que não conseguem ser integrados no mercado de trabalho. Estes seriam integrados na empresa, realizando um serviço externo e tornando-se mais-valias para o MAPADI e para o seu projeto de vida.

O desenvolvimento deste programa permitirá a integração do deficiente de forma mais rápida e efetiva, aproximando-o a passos largos de uma vida independente e responsável. Para tal, o “JARDINTEGRA” irá promover a formação de dois colaboradores do MAPADI. Desta forma, a instituição poderá passar de um serviço para uma microempresa com resultados tangíveis, cumprindo as expectativas de integração percursoras da missão do MAPADI.