Foram vários os atletas que conseguiram “bater” os norte-americanos que ontem arrecadaram a maior parte das medalhas.

Uma das finais mais emocionantes foi a prova de 200 metros mariposa. Nuno Quintanilha, do Louletano, disputou com Todd Patrick, do Indiana University, o primeiro lugar no pódio desde o primeiro até ao último instante. O português acabou por vencer o norte-americano arrancando do público uma enorme ovação.

Mais seis vitórias lusas marcaram este segundo dia de competições. Destacamos a vitória, na estafeta de 100 metros estilos, do Vilacondense, onde Adriano Niz, nadador poveiro, foi um dos quatro atletas a subir ao primeiro lugar do pódio. O mesmo atleta alcançou o quarto lugar nas duas finais em que competiu, 100 metros costas e 50 metros mariposa, numa prova rápida muito renhida onde apenas centésimos de segundo separaram o poveiro de um lugar no pódio. Adriano Niz reconheceu que “eram duas provas difíceis pois estava a competir com os melhores do mundo, mas estou satisfeito porque sei que dei o meu melhor”. O nadador revelou os seus objectivos para esta época desportiva: “pretendo ser campeão nacional em Março e em Agosto e fazer os tempos mínimos para o Campeonato do Mundo de Roma. Acima de tudo quero honrar as instituições que me apoiam, principalmente a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que tem acreditado em mim desde o início”.

IIImeeting

Depois de tantas emoções fortes, que só competições de alto nível são capazes de proporcionar, fica a vontade de ver mais, só possível nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2010 no IV Meeting Internacional da Póvoa de Varzim.