Aos poveiros que, com muita dedicação e folia, celebraram o seu padroeiro, juntaram-se os visitantes vindos de diferentes pontos do país.

As Festas da Cidade atingiram recordes de participação este ano e a Póvoa de Varzim a todos acolheu oferecendo tudo o que esta noite não dispensa desde a música à dança, sem esquecer a sardinha e o vinho, presença obrigatória.

As Rusgas da Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Sul e Matriz deram o seu contributo para dar outro colorido a esta noite cantando e encantando com as suas marchas que apresentaram nos palcos dos Bairros Norte, Sul e Matriz.

As Rusgas dos diferentes bairros voltaram a atuar ontem à noite, no Estádio do Varzim. A estas se juntaram a Rusga do MAPADI e a Rusga da Póvoa, que abriram e encerraram as atuações, dando um espetáculo único. Nas bancadas, o público aplaudia, apoiando ferverosamente as apresentações do seu bairro, desde a infantil à sénior.

Do Estádio do Varzim todos se dirigiram para a zona norte da marginal poveira e as atenções voltaram-se para o céu. O espetáculo piromusical fez as delícias de muitos que, de olhos colados ao céu, não resistiram a um pezinho de dança acompanhando os diferentes ritmos. Desde o “Gente da Minha Terra” de Mariza a “Beneath Your Beautiful” de Labrinth e Emeli Sandé, passando pela música popular poveira, foram diversas as melodias que durante cerca de 20 minutos acompanharam o brilho das cores nos céus poveiros. Um espetáculo único e muito apreciado por milhares de pessoas.

O dia de ontem ficou ainda marcado pelas celebrações de caráter religioso em honra do padroeiro. Às 11h00 realizou-se a tradicional Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa. Às 15h00, o concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e pela Banda da Carregosa (Oliveira de Azeméis), na Praça do Almada. Às 17h00, a Majestosa Procissão de S. Pedro saiu da Igreja Matriz rumo à Igreja da Lapa.

Veja as imagens dos diferentes momentos.

O programa das Festas continua já esta quarta-feira, dia 2 de julho, com as comemorações do 8º aniversário da Escola Prática dos Serviços e Centenário da presença dos militares na Póvoa de Varzim. Às 10h30, no Largo do Passeio Alegre, irá realizar-se a Cerimónia Militar, seguindo-se, às 12h30, na Escola Prática dos Serviços, o lançamento do livro 100 anos de presença militar na Póvoa de Varzim – “O Nosso Quartel”. Às 21h00, haverá um concerto comemorativo com atuação do Coro da Escola Prática dos Serviços e Banda Sinfónica do Exército, no Cine-Teatro Garrett.

No dia 5 de julho, às 22h00, o Desfile das Rusgas de Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte pelas Avenidas dos Banhos e dos Descobrimentos.

No próximo domingo, 6 de julho, centenas de atletas vão correr no XXVI Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, a partir das 9h00.

Consulte o programa completo das festas.