Os mil atletas que participaram na 26ª edição da prova preparavam-se para a prova e enchiam as ruas com a animação única que apenas o desporto é capaz.

Às 10h00 em ponto teve início a competição, com um percurso de dez quilómetros que se estendia até à Igreja da Lapa, sempre com o mar como companhia, e de volta ao Estádio.

Logo no primeiro quilómetro um pequeno grupo isolou-se dos restantes participantes e assim permaneceu até ao final da prova. Nos últimos dois quilómetros, dois atletas ainda tiveram pernas, pulmões e coração para se afastarem do grupo e disputarem o primeiro lugar. Rui Pedro Silva, do Sport Lisboa e Benfica, acabou por conseguir cruzar a meta antes de Licínio Pimentel, do Sporting Clube de Portugal. Tiago Costa, também do Benfica, alcançou a terceira posição.

Os tempos foram os seguintes: Rui Pedro Silva – 00:29:14; Licínio Pimentel – 00:29:16; Tiago Costa – 00:29:36.

Jéssica Augusto, individual, foi a primeira atleta feminina a terminar a prova, em 00:32:03. Seguiu-lhe Filomena Costa, da equipa Jardim da Serra – Madeira, com o tempo 00:33:39, e Vanessa Fernandes, do Benfica, que terminou a prova em 00:33:56.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, expressou o orgulho em ver atletas de alta competição a competir no concelho. No entanto, o autarca não deixou de agradecer a participação de todos os que, mesmo não pertencendo a nenhuma equipa e não sendo atletas profissionais, competiram e fizeram da 26ª edição do Grande Prémio de S. Pedro um êxito.

A caminhada “Todos a Andar com a EDP Gás” estava inserida no programa do Grande Prémio. O valor das inscrições, 1 euro, revertia a favor da Associação Nacional da Paralisia Cerebral. No final da competição e da entrega de medalhas, 665 euros foram entregues à associação.

O Grande Prémio de S. Pedro integra a programação das Festas da Cidade e há 26 anos que é já uma referência no atletismo nacional.

A correr ou a caminhar, comece a preparar-se para a 27ª edição. Até 2015!