A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal esteve presente nesta sessão de acolhimento e deu as boas-vindas aos cuidadores participantes, “pessoas muito especiais”, que “abdicam da sua vida para cuidar de alguém, do outro”. É papel do Município, para Andrea Silva, “estarmos convosco, porque vocês também precisam do vosso tempo e do vosso escape para poderem ter uma vida mais leve”.

Cuidar de quem cuida é essencial para um trabalho mais humano e eficaz. Nesse sentido, este programa representa uma oportunidade valiosa para o cuidador informal, promovendo conhecimento, suporte emocional e ferramentas práticas para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

A formação, promovida pela autarquia em parceria com a entidade formadora CASTIIS, é composta por treze sessões e acontece semanalmente, às terças-feiras, entre as 14h30 e as 16h00, no Arquivo Municipal. Tem também como parceiros, no âmbito desta capacitação, a ULS da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e o Serviço Local de Ação Social da Póvoa de Varzim do Núcleo de Intervenção Social – Unidade de Desenvolvimento do Instituto de Segurança Social.

O programa aborda temas essenciais para o cuidado e o bem-estar dos participantes, nomeadamente: estratégias para melhorar a interação com a pessoa cuidada e com os profissionais de saúde; orientações sobre higiene, alimentação, mobilidade e administração de medicamentos; compreensão da doença e gestão de comportamentos desafiadores; direitos dos cuidadores e acesso a recursos e serviços disponíveis; técnicas para reconhecer e lidar com o desgaste emocional; autocuidado e preservação da saúde mental e física do cuidador e apoio emocional para lidar com a realidade do papel de cuidador.

Esta capacitação ocorre no âmbito da Ação 2 – Cuidar com Afetos, da Operação PVpAC – Póvoa de Varzim Promove Afetos em Casa, que tem por objetivo reduzir a solidão e o isolamento dos idosos e reforçar o seu sentimento de segurança e de autonomia, assim como capacitar e atuar junto dos cuidadores informais através de um programa de atividades de animação e acompanhamento psicológico. É financiada ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e integra o Plano de Ação das Operações Integradas nos Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim. Para mais informações, entrar em contato com a equipa responsável através do e-mail: afetosemcasa@cm-pvarzim.pt