A Póvoa de Varzim conta, desde sexta-feira, com 20 novos formandos no curso de português como língua de acolhimento, a funcionar presencialmente até 31 de outubro, durante o período da noite, no Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR.
Na sessão de abertura, a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, fez questão de dar as boas vindas aos 20 imigrantes que agora iniciam esta aventura promovida em parceria com a Ação 4 do Projeto PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias, que visa promover a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, fomentando a integração social, profissional e cívica dos participantes.
Esta nova edição do curso de português terá como alunos imigrantes com idades compreendidas entre os 27 e os 52 anos de idade, provenientes da Argentina, África do Sul, Bangladesh, Colômbia, Cuba, Itália, Lituânia, Paquistão, Ucrânia, Uzbequistão e Uruguai.
Tendo como linha orientadora que a Educação é a base para uma sociedade mais igualitária, a Operação “PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias” dedica-se à capacitação e formação de adultos ao longo da vida. É um dos projetos que constitui o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.