O Município da Póvoa de Varzim recebeu o Selo de Mérito na categoria de Prata, no âmbito da 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), de periodicidade bienal.
A missão deste movimento é dinamizar e mobilizar os municípios e as freguesias do território nacional português para que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Deste modo, a RACCI constitui-se como uma iniciativa que se destina a distinguir, divulgar e amplificar estas práticas, através da atribuição de selos de mérito.
Na sua 4ª edição, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) reafirma o compromisso de promover soluções locais para apoiar aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar de outros. Assim, o nosso município foi reconhecido através da sua iniciativa “Póvoa de Varzim promove Afetos em Casa”, mais especificamente na resposta “Cuidar com Afetos”. Esta resposta tem como principal objetivo a implementação de um programa de acompanhamento aos cuidadores das pessoas idosas/dependentes no domicílio, tratando-se de cuidadores informais que se encontrem a prestar cuidados, pontuais ou permanentes, residentes no concelho. Este programa de acompanhamento contempla duas vertentes: capacitação de cariz psicoeducativo, e promoção de bem-estar e qualidade de vida do cuidador.
O projeto “Póvoa de Varzim promove Afetos em Casa” está integrado no Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim (PAOITI PV) e é financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.