A sessão contou com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, e Paulo Gonçalves, da Porto Editora.

Luís Diamantino enalteceu o trabalho da Porto Editora que, com o apoio da autarquia, desafiou as escolas, alunos e professores a participarem num concurso que visa estimular a criação literária e consequentemente desenvolver a comunicação escrita e criativa. Há um objectivo pedagógico nesta iniciativa que se destina a alunos que frequentem o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e escrevam em língua portuguesa, mesmo sendo de escolas de fora de Portugal, informou o Vereador. O responsável pela educação e cultura do município disse ainda que o livro agora apresentado será distribuído por todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho, passando a fazer parte das bibliotecas escolares, e também pelas e alunos participantes na segunda edição do concurso.

Paulo Gonçalves revelou que existe um enorme entusiasmo e dedicação genuína das duas instituições na elaboração deste prémio que desafia a imaginação, criação e talento dos mais novos. O representante da Porto Editora anunciou que “vamos pôr a nossa força humana e logística ao serviço deste prémio”, comprometendo-se a divulgar o regulamento da próxima edição pelo maior número possível de escolas. Convicto de que este projecto pode ir mais além, Paulo Gonçalves apela à receptividade e participação das escolas neste concurso que estimula a criatividade das crianças e trabalho dos professores.

Estão agora publicados em livro os seguintes trabalhos: A Casa Misteriosa (1º. Lugar), pelos alunos do 4º. Ano do Jardim-Escola João de Deus, de Agra, Salreu, Estarreja; Contou-me o meu avô (2º. Lugar), pelos 4º. B da Escola EB 1 de Ferreiros, Baguim do Monte, Gondomar; João Ratinho à procura de casa (3º. Lugar), pelos alunos do 4º. Ano, TO2 da Escola EB 1 Monte, de Touguinhó, Vila do Conde; Um Anjo Diferente, (menção honrosa exclusivamente pelo texto), pelos alunos do 4º. Ano, AL4, da Escolas EB1/JI de Arcozelo, Água Longa, Santo Tirso; Miguelras em busca de amigos, (menção honrosa exclusivamente pela ilustração), pelos alunos do 4º. Ano da Secção portuguesa da Escola Europeia do Luxemburgo  – Lux I.

A sessão serviu ainda para anunciar o regulamento da III edição do Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas | Porto Editora, que tem como objectivo premiar trabalhos colectivos originais, promovendo, dessa forma, o gosto pela leitura e pela escrita nos mais pequenos. O regulamento está disponível no portal municipal.