O Projeto PVPI assenta em três ações: GAI – Gabinete de Apoio à Inclusão; COI – Centro Ocupacional para a Inclusão e CSI – Capacitar e Sensibilizar para Incluir.

Relativamente ao “GAI – Gabinete de Apoio à Inclusão”, cujo objetivo é assegurar o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade, bem como o encaminhamento para respostas integradas dirigidas a pessoas em risco de exclusão social, nomeadamente, em situação de sem abrigo, a Equipa Multidisciplinar até ao momento já iniciou 21 processos individuais dos 33 previstos e sinalizados em candidatura. Além destes, a Equipa já executou diligências sobre sete processos sinalizados no decorrer destes dois meses.

No que concerne ao “COI – Centro Ocupacional para a Inclusão”, cujo o objetivo principal é promover as competências sociais e a inclusão do público-alvo, salienta-se que é frequentado diariamente por cerca de 9 utentes, e desde a sua abertura no dia 19 de setembro já se serviram 245 pequenos almoços. Neste espaço, além da refeição da manhã, os utentes têm acesso à internet e a atividades de caráter lúdico-pedagógico e de entretenimento.

Por último, e relativamente à Ação “CSI – Capacitar e Sensibilizar para Incluir”, que visa combater o estigma em relação às PSSA através do desenvolvimento de ações de sensibilização e informação das comunidades locais acerca deste fenómeno específico e a implementação de ações de capacitação para a inclusão, quer para o público-alvo quer para técnicos da área social, importa referir que a Equipa Multidisciplinar está empenhada em criar uma rede de contactos e a consolidar um grupo significativo e assíduo de utentes no sentido de agilizar a organização destas sessões que preveem iniciar brevemente.

O “Póvoa de Varzim Promove Inclusão” funciona diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, no antigo edifício dos serviços municipais. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou este projeto para diminuir o número de Pessoas em Situação de Sem Abrigo e em situação de risco face a esta condição, promover a sua inclusão plena e autónoma, combater o sentimento de solidão, exclusão emocional e humana, promover a consciencialização na sociedade sobre a condição de sem-abrigo, articular e potenciar os recursos de cada uma das instituições do concelho naquilo que é resposta à área dos sem-abrigo e, ainda, criar uma resposta que facilite a integração no mercado de trabalho em articulação com as entidades com competência em matéria de emprego e de formação profissional.