Entre 12 e 20 de novembro, destinado a alunos do 4º ano de escolaridade, o programa Sabores Poveiros nas Escolas teve como propósito levá-los a conhecer a gastronomia tradicional poveira e partir à descoberta dos ingredientes nela utilizados, seguindo o percurso desde a sua origem até ao momento da comercialização.

O tema da Pescada à Poveira serviu de mote para associar a Póvoa de Varzim à atividade da Pesca e da Agricultura, sendo nesta ambivalência que encontramos as raízes da nossa gastronomia. A partir desta base, os grupos exploraram duas temáticas, uma centrada no conhecimento das tradições piscatórias e do peixe e outra voltada para a produção agrícola no nosso concelho. Na sequência de uma abordagem teórica apresentada na sala de aula, os jovens participantes puderam depois no terreno descobrir muitos aspetos da nossa realidade, o que sem dúvida lhes proporcionou um conhecimento mais aprofundado da cultura e atividades económicas do concelho.

Correspondendo à abordagem evolucionista que orientou a definição do programa houve a preocupação de confrontar métodos tradicionais e modernos, tanto no caso da pesca como na agricultura. Nesse sentido foi incluída uma visita à emblemática Lancha Poveira e, por contraponto, ao porto de pesca para observação das atuais traineiras e motoras. Também aos tradicionais Campos Masseira se seguiu uma passagem pelas estufas. Para uma melhor compreensão das distintas características das várias áreas do concelho, foi também integrada uma passagem pelo ponto panorâmico do Monte de S. Félix.

Para o bom desenvolvimento das várias sessões foi determinante a colaboração de diferentes entidades que se associaram à iniciativa. Na Docapesca, foi possível assistir à descarga, pesagem e leilão do peixe. Nas estufas dos associados da Horpozim, os participantes tiveram contacto com os métodos de cultura atuais e puderam ainda experimentar a sensação de apanhar os legumes diretamente da terra.

No Mercado Municipal, último ponto do programa, é de assinalar a simpatia e disponibilidade com que os comerciantes receberam as diversas turmas. Na Secção dos Peixes, as crianças presenciaram o pregão tradicional e identificaram as várias espécies piscícolas expostas. Na Secção dos Vegetais, passaram por uma prova sensorial de identificação, com os olhos vendados, a que se seguia a degustação livre das frutas e legumes disponibilizadas para o jogo.

Finalmente, também se associaram à iniciativa os vencedores da do concurso “Delícia de Rabanada 2011” (Di António; 31 de Janeiro; O Pátio; Creme & Canela; Mª Conceição Moreira) proporcionando gratuitamente uma degustação da nossa “Rabanada à Poveira”.

Concluídas as ações no terreno, o Município deixou o desafio aos alunos para desenvolverem trabalhos criativos sobre os temas abordados. Estes serão expostos no Posto de Turismo durante o fim de semana de 1 e 2 de dezembro havendo lugar a entrega de diplomas aos criadores das melhores obras no dia 2, no contexto do concurso “Delícia de Rabanada”.

A Campanha “Sabores Poveiros 2012” terá ainda como momentos altos o Fim de Semana Gastronómico de 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, dedicado à Pescada e à Rabanada à Poveira, nos 15 restaurantes aderentes. E são eles: 31 de Janeiro, Bar da Praia, Costa, Estrela do Mar, Ibérica, Lota do Peixe, Manjar dos Leitões, Marcelino, O Campino, O Pátio, Os Três Rapazes, Recife, Romero, Santo André e Veromar.

A não perder, a XV edição do concurso “Delícia de Rabanada” que terá lugar nas instalações do Serviço de Turismo, na tarde de domingo, 2 de dezembro.