O acesso à língua portuguesa continua a crescer no concelho da Póvoa de Varzim. A última semana foi marcada pelo início de duas novas turmas em cursos de Português, Língua de Acolhimento (PLA).
No dia 10 de março, uma turma de 19 formandos iniciou o ensino da língua portuguesa para estrangeiros, promovido pelo Município da Póvoa de Varzim, em parceira com o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR). A formação corresponde ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. No dia 14, teve início a formação correspondente ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, tendo a turma 20 formandos. Ambas ocorrem no âmbito da “Ação 4 – “Oficina + Migrante””, da Operação PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias.
Desenvolvida em sintonia com a estratégia da autarquia na promoção de políticas de acolhimento mais abrangentes e respostas locais coordenadas de integração e inclusão, esta iniciativa representa uma clara demonstração do compromisso do Município em valorizar a multiculturalidade e fomentar a inclusão social e profissional de todos os migrantes.
A Operação PVPL é agente promotor da capacitação e formação de adultos ao longo da vida, através da literacia e da valorização cultural e do ensino da Língua Portuguesa a migrantes. Constitui uma das oito ações que integram o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
