Esta obra permitiu criar uma via ciclável e pedonal, com cerca de 1,8 km de extensão, que assegura a interligação da Escola de Penalves/escolas do núcleo central da cidade e a zona marginal/o centro cívico/o parque da cidade/via circular urbana da cidade/rede urbana ciclável e pedonal da cidade da Póvoa de Varzim, contribuindo para:

• Reduzir o tráfego em certas partes da cidade e, consequentemente reduzir congestionamentos no centro;
  • Promover a mobilidade suave, nomeadamente no que respeita à promoção do uso da bicicleta;
  • Desenvolver a rede de ciclovias de âmbito municipal;
  • Reduzir as emissões de CO2 e outros poluentes atmosféricos.

Este novo percurso faz parte de um projeto global de estruturação de uma rede de corredores urbana na Póvoa de Varzim, através do desenvolvimento de uma rede de ciclovias no concelho, destinada aos modos suaves e à necessidade de mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em prol do bom ambiente.

Com mais de 27 km de extensão, esta rede cobre praticamente toda a cidade, incluindo: Ciclovia da Marginal; Ciclovia do Parque da Cidade à Marginal; Ciclovia da Circular Urbana da Cidade (Via B); Ciclovia das escolas à Marginal e Ciclovia de Penalves ao Centro Cívico.

Aprovado no âmbito do Aviso para a apresentação de candidaturas n.º NORTE-06-2016-19, este projeto beneficiou de uma comparticipação financeira do FEDER –  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de € 37.347,26 (correspondente a 85% do investimento elegível, que foi de 43.937,95).