Na Póvoa de Varzim, a data foi assinalada, ao início da tarde, pelo Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, numa simbólica iniciativa, com o apoio do Município poveiro.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente e, juntamente com o Presidente do CHPVVC, José Gaspar Pais, e com a Enfermeira Diretora, Isabel Rocha, descerrou uma placa na entrada do Hospital onde fica para sempre registado o agradecimento do Presidente da Câmara por toda a dedicação e entrega à nossa comunidade dos enfermeiros no dia em que os celebramos.

Depois deste momento, já no exterior, onde também marcaram presença as forças de segurança – Bombeiros, Proteção Civil, PSP, Polícia Marítima, Polícia Municipal e GNR – ouviu-se o Hino do Enfermeiro, a que seguiu uma largada de balões, nas cores do arco-íris e na esperança de que “Vai Ficar Tudo Bem”, tal como diziam as t-shirts oferecidas pela Câmara aos enfermeiros a assinalar este dia e a faixa comemorativa por eles realizada.

Seguiram-se os discursos, e o autarca poveiro começou por transmitir que “este era um dia que não podia deixar de ser assinalado. Normalmente, os enfermeiros reúnem-se e fazem um balanço do trabalho realizado ao longo do ano, este ano, fruto das circunstâncias que vivemos, houve que improvisar. Depois do desafio lançado pela Enfermeira Isabel, fizemos a produção de uma t-shirt e colocamos no hall de entrada do Centro Hospitalar um pensamento que ocorre nesta altura pela dedicação e trabalho da enfermagem portuguesa e da importância que tem para o Serviço Nacional de Saúde”.

O Presidente da Câmara disse ainda que era “um dia de esperança para aquilo que estamos a projetar para o futuro do Centro Hospitalar no qual os enfermeiros estão particularmente interessados enquanto melhoria das condições de trabalho que resultará na melhoria do atendimento dos poveiros e na melhoria da prestação dos cuidados de saúde.

Aires Pereira constatou que “o tempo covid veio alertar-nos para a importância do Serviço Nacional de Saúde e dos profissionais que aqui operam desde o auxiliar ao diretor de serviço”, acrescentando que deseja, para que tudo fique bem, que “o Estado não se esqueça e faça o devido reconhecimento profissional a esta gente”, ou seja, “que faça a integração das pessoas que foram contratadas nesta altura e das quais o SNS está tão carenciado e que isto sirva além do momento que estamos a viver e para projetar a importância do SNS enquanto área que a todos protege”.

O edil terminou desejando que “esta homenagem singela, mas muito sentida, que aqui fizemos, em conjunto com as forças de segurança, tenha uma importância maior para que tudo fique bem”.

A ocasião também permitiu que o Presidente da Câmara salientasse, uma vez mais, a importância de termos um Centro Hospitalar com todas as condições para funcionar: “imaginem o que teria sido este processo se tivéssemos embarcado em algumas propostas de desmobilização deste Centro Hospitalar. Está por demais evidenciada a sua necessidade e utilidade e dá razão aos que nunca desistiram e continuaram a lutar por melhores instalações”. Adiantou, a este propósito, que, em conjunto com a administração do CHPVVC, “temos já definido o projeto da 2ª e 3ª fase para podermos ter condições de atendimento que consigam dar resposta à importância que tem um serviço como este numa região com mais de 170 mil pessoas e que sozinha tem capacidade para prestar um magnífico serviço de saúde”.

O Presidente do CHPVVC, José Gaspar Pais, começou por reconhecer que, “desde a primeira hora, o Presidente da Câmara demonstrou sempre uma grande preocupação e colaboração com o Centro Hospitalar. Sentimos, desde o início, um apoio efetivo que teve o seu expoente máximo no dia 2 de agosto com a celebração do protocolo que permite responder àquele que é o principal calcanhar de Aquiles do Centro Hospitalar, ou seja, a sua área. Somos um Hospital amarrado a um colete de forças, temos crescido muito, mas não temos espaço para crescer. Sem esse protocolo qualquer projeto não seria viável”.

José Gaspar Pais lembrou que o edifício que foi concedido pela Câmara Municipal já foi usado no combate ao covid e vai permitir, em breve, alargar o serviço de urgência com deslocação de serviços para o novo edifício.

O Presidente do CHPVVC salientou que “temos profissionais fantásticos, com chefias fantásticas e só a falta de instalações ao nível que os utentes e os profissionais merecem é que limita o desempenho da medicina na perfeição”.

A Enfermeira Diretora, Isabel Rocha, homenageada pelos colegas nesta iniciativa, enalteceu o trabalho desempenhado por todos os profissionais, “que fizeram um trabalho extraordinário”: “tivemos que transformar todos os serviços do Hospital para dar resposta a esta pandemia e estivemos à altura, fomos postos à prova e conseguimos com a ajuda da Câmara Municipal. Todos os profissionais aderiram, foram mobilizados, trocaram de serviço, trocaram de horário, aquilo que era a rotina do seu dia foi completamente alterada. Fizeram questão de estar na linha da frente e honrar mais ainda a nossa missão – cuidar – e, de facto, acabou por dar visibilidade ao trabalho dos enfermeiros, integrados numa equipa, em que todos são fundamentais, desde médicos, auxiliares e área administrativa”.