Ao todo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já atendeu a 123 pedidos de apoio por parte de cidadãos ucranianos, tendo articulado com parceiros locais a sua instalação em espaços de alojamento e, na maioria dos casos, encaminhamento de menores para agrupamentos escolares do concelho. Só a este respeito, já foi garantido o apoio na área da educação a cerca de 30 crianças e jovens que se encontram atualmente integrados em contexto de turma, tendo a oportunidade de aprender e participar em atividades extracurriculares.

Paralelamente a estas respostas em rede, a autarquia encontra-se a dar resposta a pedidos de apoio alimentar, apoio psicológico, emprego, educação, roupa/lavandaria, cuidados de saúde e informação sobre apoios sociais.

Se precisar de mais esclarecimentos ou mais informações, deve dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao IEmigrante (Centro de Atendimento Municipal – Praça do Almada, 38, 4490-438 Póvoa de Varzim) ou contactar a Câmara Municipal através de comunidadeucraniana@cm-pvarzim.pt e 252 090 000.