Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social, deu as boas-vindas aos participantes, lembrando que “todos reconhecemos que, tanto pela nossa saúde, como por questões económicas, a alimentação tem um papel fundamental na nossa vida”. Por outro lado, Rui Quintas, Presidente d’A Beneficente, informou que a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) serve, diariamente, mais de cem refeições a pessoas carenciadas. Por todos estes motivos, manter uma alimentação equilibrada e adequada à nossa bolsa torna-se essencial nos dias de hoje.

Estiveram, ainda, presentes na Sessão de abertura Andrea Silva, Vereadora de Acção Social da Câmara Municipal, Rui Quintas e Zulmira Linhares, Presidente e Vice-Presidente d’A Beneficente, respectivamente, Lara Costa, em representação de Judite Neves, e Paula Bruno, Directora Executiva e Nutricionista do ACES V – Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.

Do programa do Encontro fez parte um ciclo de palestras que deu a conhecer os melhores alimentos, contemplando problemáticas desde o pré–escolar até à terceira idade. Num primeiro painel intitulado “Alimentação e consumismo”, Paula Bruno falou sobre a “Alimentação e seus mitos” e António Monteiro, médico de saúde pública, apelou para a importância de “Capacitar para um consumo consciente”.

“Nutrir para crescer”, “O aumento e a prevalência da obesidade infantil em Portugal”, “Educação Alimentar no Pré-Escolar – Uma aposta de sucesso”, “Projecto + Saúde – As vantagens do trabalho em grupo no tratamento da obesidade infantil”, “Desnutrição Comunitária”, “Alimentação da Idade Sénior”, “Alimentação condicionada por recursos económicos” e “O olhar da nutrição nos cuidados paliativos” foram os restantes temas de debate.