A iniciativa foi apresentada ao final da tarde da passada sexta-feira, 24 de novembro, no Espaço d’Ouro, uma galeria situada no interior do estabelecimento da Rua da Junqueira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Estiveram ainda presentes, o Vice-Presidente, Luís Diamantino, e as Vereadoras Andrea Silva e Lucinda Delgado.

Carlos Tavares, o proprietário da Ourivesaria Tavares, transmitiu que “sentimos que temos esta responsabilidade social. É com esta comunidade que vivemos e quanto ela for melhor, nós também estaremos melhor. Daí o nosso contributo”.

Recordou que há dois anos, lançaram a campanha e os clientes foram solidários e compraram o “Anjo da Guarda” protetor da instituição. O ano passado, devido à instabilidade financeira que se fez sentir, interromperam, mas os clientes procuraram. Neste sentido, decidiram, este ano, desenvolver o presépio, “o símbolo da família, que representa o momento que celebramos do nascimento de Cristo. Somos um país de cristãos, por isso, é uma peça abrangente. Tem um desenho contemporâneo e é uma peça minimalista. Será vendido, praticamente, pelo preço custo – 39,50€ – e 10€ revertem a favor da instituição. Temos 200 peças produzidas, por isso, pensamos fazer uma oferta ao Instituto Madre Matilde na ordem dos 2.000€”, revelou.

Carlos Tavares explicou que a campanha é também uma forma de dar a conhecer o Instituto Madre Matilde e o trabalho desenvolvido na formação de muitas jovens.

A Madre Fátima Simões, da instituição, confessou que a ajuda é muito bem-vinda: “estou de coração agradecido por se terem lembrado de nós”.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos proprietários da Ourivesaria Tavares por manterem de pé as boas tradições da Póvoa de Varzim e ainda por cima nesta altura de Natal. Aires Pereira revelou que aderiu à campanha anterior e também vai aderir a esta, transmitindo que a peça foi uma escolha muito feliz e o preço bastante atrativo.

O edil reconheceu que esta campanha, além da ajuda monetária, contribui também para a visibilidade do Instituto e dá a conhecer a responsabilidade social das empresas poveiras.

O autarca referiu-se “à dificuldade que todos sabemos que as irmãs têm em acolher as jovens e encontrar um caminho para elas. Em termos de apoio, dependem da solidariedade, daquilo que a sociedade vai conseguindo mobilizar para minimizar os custos”. O Presidente da Câmara assumiu que “o Município é um parceiro e amigo do Instituto Madre Matilde que procura criar condições para que a instituição cumpra o objetivo para o qual tem vindo a focar a sua missão”.

Seja solidário e participe nesta causa ajudando os que nos rodeiam, contribuindo para dar mais brilho à vida das crianças e jovens que o Instituto Madre Matilde tão bem acolhe.