Com um carácter inovador, esta resposta social tem como premissa prevenir as perdas associadas ao processo de envelhecimento e não se limita a uma intervenção num espaço físico específico, sendo realizada no próprio domicílio da pessoa idosa, não a obrigando a deslocar para o exterior da sua residência. A intervenção é baseada na abordagem Snoezelen, sendo esta comprovadamente uma das atuações com maior efeito positivo na estimulação cognitiva e multissensorial na população idosa. 

Este programa, que engloba psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e enfermeiros, está disponível para todos os cidadãos com mais de 65 anos residentes no concelho da Póvoa de Varzim, que vivam em situação de vulnerabilidade e/ou isolamento social. Todas as atividades realizadas no âmbito do projeto são totalmente gratuitas. As inscrições podem ser feitas através do email: afetosemcasa@cm-pvarzim.pt ou através do contacto telefónico: 913 159 388.

A Ação 1 – Afetos em Rede, da Operação PVpAC – Póvoa de Varzim Promove Afetos em Casa é financiada ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e integra o Plano de Ação das Operações Integradas nos Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim