Este marco especial foi assinalado com atuações musicais fora de portas, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em conjunto com a Orquestra de Câmara Portuguesa.

Ao longo do dia, um trio musical visitou algumas instituições de solidariedade social do concelho oferecendo um momento de fruição musical de cerca de 15 minutos. Um dos locais visitados pelos músicos foi o Centro Ocupacional da Lapa (COL), onde apresentaram aos nossos séniores um reportório musical constituído por obras diferenciadas. No final, os utentes do COL tiveram a oportunidade de trocar ideias e opiniões com os músicos.

Ao final da tarde, no Largo Dr. David Alves uma Orquestra Participativa, que apresentou a obra Meditação, de Pedro Carneiro. Meditação é uma partitura em texto, concebida por Pedro Carneiro, que vai buscar inspiração às peças inclusivas e de consciência cívica de Markus Stockhausen e às obras comunitárias de David Lang, mais especificamente à partitura crowd out, para 1000 pessoas aos gritos (2014).

Esta Orquestra Participativa foi formada por músicos e não músicos, profissionais e amadores, alunos e entusiastas, de todas as idades, que nela quiseram participar com os seus instrumentos e a sua voz.