Póvoa de Varzim, 17.12.2012 - O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária de Rocha Peixoto (ESRP) realizou, no passado dia 14 de dezembro, uma Sessão Solene de Entrega de Diplomas, no âmbito dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Participou nesta sessão Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, que se referiu à formação como uma ferramenta para a vida, realçando a formação contínua, aprendizagem ao longo da vida, como um fator importante para a qualidade do nosso trabalho, tornando-nos mais competitivos.
O Vereador da Educação considera que a formação nos apetrecha, no sentido de dar melhor resposta aos desafios com que nos deparamos, no dia-a-dia.
Para a autarca, a aposta nesta certificação deve ser encarada como sinal de esperança enaltecendo a capacidade de sonhar dos formandos. Às vezes, temos resultados, outras não, mas o principal é sonhar, mesmo que os sonhos não se realizem, advertiu Luís Diamantino, admitindo que “não seríamos os mesmos se não tivéssemos sonhos irrealizáveis”.
No ano civil de 2012, até à data de hoje, foram certificados neste Centro 289 adultos: 75 adultos obtiveram a certificação do nível básico dois, 107 obtiveram a certificação do nível básico três e 107 obtiveram a certificação de nível secundário. No âmbito dos cursos de Educação e Formação de Adultos, 19 foram os formandos certificados.
Fazendo uma retrospetiva do trabalho organizado, o CNO da ESRP revelou que “para o sucesso de cada atividade contamos com a colaboração das diferentes entidades parceiras e, de um modo muito especial, dos nossos adultos que nos apoiaram e participaram sem reservas nem hesitações. Mais uma vez se consegue ver o quanto as pessoas criam as instituições.
Assim, podemos realçar a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela Norma ISO 9001 que obtivemos em julho deste ano, atribuída pela APCER, que reconheceu a qualidade dos nossos processos e do trabalho desenvolvido, sendo o primeiro Centro no Norte do país a ter este reconhecimento.
No âmbito desta certificação, surge de uma forma muito concreta o processo de Aprendizagem ao Longo da Vida, pois o nosso Centro pretende ir para além dos processos de Certificação e demonstrar o quanto é importante a aprendizagem, a educação ou a formação ao longo da vida, sendo esta formal, não formal ou informal.
Tal pode passar pelo incentivo à leitura individual, forma autónoma de aprendizagem e saber, e também à partilha e à discussão. Para tal, as Tertúlias integradas no Projeto Ler+compensa foram pontos de debate, de conversa, de argumento que surtiram em momentos de convívio à volta dos livros, mas falando de assuntos diversos e divergentes. Destaque-se, também, o Ciclo de Tertúlias Ler+mar que arrancou agora em dezembro e continuará no próximo ano, com a parceria da Biblioteca Escolar e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no qual a nossa cidade e o seu mar são os assuntos principais, tornando o fundo local num convergir e recontar de experiências.
Fora do âmbito do processo de Aprendizagem ao Longo da Vida, mas ainda inserido neste paradigma, tenha-se em consideração o nosso I Seminário cuja temática foi “Iniciativa Novas Oportunidades: desafios atuais” e que contou com a presença de diversos técnicos, educadores e adultos, de vários pontos do país.
E aqui o provérbio “em casa de ferreiro espeto de pau” não se aplica, pois os elementos que compõe a equipa estão em permanente formação e educação, de uma forma informal com a leitura dos portefólios e com as conversas com os adultos nas sessões, de uma forma não formal com a participação em Seminários e encontros, nos Workshops, nas Tertúlias, entre outras, e de uma forma formal nas formações que integramos de caráter institucional (como a Formação Avançada em Educação, o Curso Sistema de Gestão da Qualidade – NP EN ISO 9001, a Formação Moodle, o Projeto Grundtvig e a Formação de Quadros Interativos) e muitas outras de caráter individual.
A abrangência das nossas atividades permite-nos manter em contínua evolução e em permanente contacto com os adultos”.