Participou nesta sessão Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, que se referiu à formação como uma ferramenta para a vida, realçando a formação contínua, aprendizagem ao longo da vida, como um fator importante para a qualidade do nosso trabalho, tornando-nos mais competitivos.

O Vereador da Educação considera que a formação nos apetrecha, no sentido de dar melhor resposta aos desafios com que nos deparamos, no dia-a-dia.

Para a autarca, a aposta nesta certificação deve ser encarada como sinal de esperança enaltecendo a capacidade de sonhar dos formandos. Às vezes, temos resultados, outras não, mas o principal é sonhar, mesmo que os sonhos não se realizem, advertiu Luís Diamantino, admitindo que “não seríamos os mesmos se não tivéssemos sonhos irrealizáveis”.

No ano civil de 2012, até à data de hoje, foram certificados neste Centro 289 adultos: 75 adultos obtiveram a certificação do nível básico dois, 107 obtiveram a certificação do nível básico três e 107 obtiveram a certificação de nível secundário. No âmbito dos cursos de Educação e Formação de Adultos, 19 foram os formandos certificados.

Fazendo uma retrospetiva do trabalho organizado, o CNO da ESRP revelou que “para o sucesso de cada atividade contamos com a colaboração das diferentes entidades parceiras e, de um modo muito especial, dos nossos adultos que nos apoiaram e participaram sem reservas nem hesitações. Mais uma vez se consegue ver o quanto as pessoas criam as instituições.

Assim, podemos realçar a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela Norma ISO 9001 que obtivemos em julho deste ano, atribuída pela APCER, que reconheceu a qualidade dos nossos processos e do trabalho desenvolvido, sendo o primeiro Centro no Norte do país a ter este reconhecimento.

No âmbito desta certificação, surge de uma forma muito concreta o processo de Aprendizagem ao Longo da Vida, pois o nosso Centro pretende ir para além dos processos de Certificação e demonstrar o quanto é importante a aprendizagem, a educação ou a formação ao longo da vida, sendo esta formal, não formal ou informal.

Tal pode passar pelo incentivo à leitura individual, forma autónoma de aprendizagem e saber, e também à partilha e à discussão. Para tal, as Tertúlias integradas no Projeto Ler+compensa foram pontos de debate, de conversa, de argumento que surtiram em momentos de convívio à volta dos livros, mas falando de assuntos diversos e divergentes. Destaque-se, também, o Ciclo de Tertúlias Ler+mar que arrancou agora em dezembro e continuará no próximo ano, com a parceria da Biblioteca Escolar e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no qual a nossa cidade e o seu mar são os assuntos principais, tornando o fundo local num convergir e recontar de experiências.

Fora do âmbito do processo de Aprendizagem ao Longo da Vida, mas ainda inserido neste paradigma, tenha-se em consideração o nosso I Seminário cuja temática foi “Iniciativa Novas Oportunidades: desafios atuais” e que contou com a presença de diversos técnicos, educadores e adultos, de vários pontos do país.

E aqui o provérbio “em casa de ferreiro espeto de pau” não se aplica, pois os elementos que compõe a equipa estão em permanente formação e educação, de uma forma informal com a leitura dos portefólios e com as conversas com os adultos nas sessões, de uma forma não formal com a participação em Seminários e encontros, nos Workshops, nas Tertúlias, entre outras, e de uma forma formal nas formações que integramos de caráter institucional (como a Formação Avançada em Educação, o Curso Sistema de Gestão da Qualidade – NP EN ISO 9001, a Formação Moodle, o Projeto Grundtvig e a Formação de Quadros Interativos) e muitas outras de caráter individual.

A abrangência das nossas atividades permite-nos manter em contínua evolução e em permanente contacto com os adultos”.