Mais um concerto de grande qualidade e uma oportunidade única de assistir à actuação deste consagrado pianista.

Berezovsky nasceu em Moscovo em 1969 e estudou no Conservatório de Moscovo com Eliso Virsaladze e, a título particular, com Alexander Satz. A seguir à sua estreia em Londres, em 1988, no Wigmore Hall, o jornal The Times caracterizou-o como “um artista excepcionalmente prometedor, um intérprete de deslumbrante virtuosidade e formidável poder”. Dois anos mais tarde, a promessa cumpriu-se quando ganhou a Medalha de Ouro do Concurso Internacional de Moscovo, em 1990. Tem vários discos gravados e as suas recentes gravações do ciclo completo dos Concertos de Beethoven com a Swedish Chamber Orchestra sob direcção de Thomas Dausgaard foram premiadas com os maiores elogios da imprensa.

Boris Berezovsky apresenta-se regularmente como recitalista e como músico de câmara em concertos e festivais em todo o mundo, incluindo as temporadas da Filarmónica de Berlim e nas do Concertgebouw, Festival Verbier, La Roque d’Anthéron, entre outros. Em Maio de 2005 apresentou o seu primeiro recital a solo no Théâtre des Champs Elysées em Paris. Mantém importantes parcerias com Vadim Repin, Brigitte Engerer, Dmitri Makhtin, Alexander Kniazev, e ainda outros distintos músicos, como Julian Rachlin, Michael Collins, Ralph Kirshbaum, Boris Pergamenschikov.

Durante a temporada de 2006-2007, Boris Berezovksy esteve em digressão com o Maestro Jukka Pekka Saraste e a Filarmónica de Oslo, a Filarmónica de Munique, o Ensemble Orchestral de Paris, as Folles Journées de Nantes, Bilbao, Tokyo, o Festival de La Roque d’Anthéron bem como o Aspen Music Festival, entre outros. De 8 a 18 de Janeiro de 2007, Boris Berezovsky teve a sua Carte Blanche e tocou em sete concertos excepcionais com Vadim Repin, Alexander Kniazev, Dmitri Makhtin, Brigitte Engerer, Akiko Suwanaï e Michael Kugel.

O pianista russo, vencedor do BBC Music Magazine Awards em Março de 2006, actua agora na Póvoa de Varzim, onde interpretará:

Fryderick Chopin (1810-1849)

Balada nº 2, em Lá menor, op. 38

Balada nº 3, em Lá bemol maior, op.47

5 Valsas

5 Mazurkas

Intervalo (15 minutos)

 

Franz Liszt (1811-1886)

Sonata em Si menor

  1. Lento assai
  2. Allegro energico
  3. Grandioso
  4. Recitativo
  5. Andante sostenuto
  6. Quasi Adagio
  7. Allegro energico
  8. Più mosso
  9. Stretta quasi Presto

10.     Presto – Prestissimo

11. Andante sostenuto

12.     Allegro moderato

13.     Lento assai