A cerimónia contou, igualmente, com a presença da Secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo.

O complexo edificado, que constitui o CAMPUS 2 do Politécnico do Porto, foi concluído há cerca de 16 anos, tendo sido projetado para o ensino da Área de Administração e Gestão. Hoje, o edifício prepara-se para um investimento de dois milhões de euros em infraestruturas e tecnologia de ponta  na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e que deverá ficar concluído até dezembro deste ano.

O autarca manifestou a vontade de continuar a trabalhar com a instituição para que o futuro dos profissionais que lá se preparam tenham um futuro risonho. As residências artísticas são um dos exemplos de parceria entre o município e a ESMAD mas Aires Pereira está pronto para colaborar com as Escolas noutras iniciativas.

Aires Pereira enalteceu a perseverança do Politécnico do Porto em levar a bom porto este projeto.

“Pretendemos consolidar e reforçar a nossa oferta formativa, e para isso teríamos de dotar estas duas escolas com as melhores condições, sobretudo quando a nossa marca diferenciadora é o ensino em contexto, dando aos alunos um contacto com equipamentos que eles vão encontrar na sua vida de trabalho”, começou por explicar Rosário Gamboa, Presidente do Instituto Politécnico do Porto.

Como grande dividendo deste investimento, a docente espera que “as duas escolas, que já são muito procuradas pelos estudantes e também pelos empregadores, tenham uma dimensão ainda mais importante, assumindo-se como referências de ensino na região e no estrangeiro”.

Com os novos equipamentos que serão adquiridos, Rosário Gamboa acredita que será “preenchida uma lacuna a nível do Grande Porto, dando mais visibilidade e consolidação a uma oferta formativa que as duas escolhas já desempenhavam, mas que pode ser melhorada, correspondendo aos anseios e necessidades da região”.

Na apresentação deste investimento, que aconteceu hoje no Campus 2 do Instituto Politécnico do Porto, situado na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, marcou presença a Secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, que enalteceu a ação.

“Quando se associa a capacidade de formação e a criatividade indo ao encontro das necessidades da região é o que todos desejamos. Que se dê mais ferramentas de formação aos nossos jovens, mantendo um diálogo permanente com o setor económico, empresarial, social e cultural”, sublinhou a governante.

Fernanda Rolla frisou, ainda, a necessidade haver “uma complementaridade entre as escolas”, considerando essencial que “em setores de grandes oportunidades para o país, como é, por exemplo, o Turismo, haja um trabalho em rede”.

“Há cerca de um ano que estamos a estimular essa dinâmica e, atualmente, temos uma rede incrível com todos os Politécnicos do país a trabalhar de forma integrada com a intenção de criarmos mais e com inovação”, vincou a secretária de estado.

Para além da ampliação e requalificação das instalações, este investimento vai dotar as duas Escolas do melhor a nível internacional, com estúdios de televisão, de fotografia, black box de ponta e laboratórios de investigação (ESMAD) e com um restaurante de aplicação e cozinhas individuais (ESHT).

A Escola Superior de Media Artes e Design assume-se como referência nacional e internacional na formação de profissionais competitivos, criativos e inovadores nos domínios do Design, Cinema, Fotografia, Multimédia e Web.

Enquanto projeto transversal de áreas ligadas à Media Artes e Design, procura a formação de profissionais altamente qualificados, o desenvolvimento de competências sistemáticas e uma consciencialização artística nos seguintes domínios: audiovisual, fotografia, cinema, design gráfico, design industrial, multimédia e tecnologias web.

Quanto à Escola Superior de Hotelaria e Turismo afirma-se como referência a nível nacional e internacional, um centro único e de excelência no ensino e investigação, constituindo um modelo de formação sustentado e inovador.

A Escola desenvolve estratégias preferenciais, não só para o ensino e investigação mas também para a prestação de serviços e uma forte relação com a comunidade, a internacionalização e o estabelecimento de redes e parcerias.