Este II Congresso de Serviço Social Escolar foi organizado pela Cooperativa de Solidariedade Social (Coo UP), em articulação com o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar e o MAPADI. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que se fez representar pela Vereadora da Coesão Social.

No seu discurso, Andrea Silva transmitiu que “neste processo, global, de apoio às famílias em ordem à educação e à formação escolar das crianças que nos confiam, a participação dos Assistentes Sociais é, inquestionavelmente, decisiva”.

E, tal como explicou, essa participação e atuação deve fazer-se sempre em regime de proximidade, sendo esta uma das razões principais que leva o Município da Póvoa de Varzim a apostar na requalificação das escolas nos seus locais originais, mantendo-as perto das zonas habitacionais, ao invés de as deslocalizar para grandes parques escolares longe do centro de vivência diária da nossa comunidade.

“A verdade é que, em matéria de educação, a quantidade é inimiga da qualidade. E nós queremos qualidade, o que não é possível se adotarmos o modelo de macro-escolas”, referiu a Vereadora, enquanto aludia ao trabalho pré-escolar, junto das famílias, como fator decisivo para manter a taxa de abandono escolar do concelho baixa.

Por fim, Andrea Silva terminou com a convicção de que este trabalho é “essencial para conseguirmos mudar vidas. O progresso não se constrói apenas com o investimento físico; a base do progresso, ao nível do desenvolvimento sustentável, só se consegue com a aposta na formação integral do cidadão”.