O evento realizou-se ontem, no Cine-Teatro Garrett, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e contou com a presença do Secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que sublinhou a importância de potenciarmos a nossa participação em fóruns e redes de cidades para pormos em prática o seguinte mote: “Pensar Global e Agir Local”.

Na sua intervenção, a Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, frisou o compromisso do Município da Póvoa de Varzim em assumir-se como uma cidade sustentável, energeticamente eficiente, neutra em carbono e proativa na prevenção e mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Importa referir que o Município da Póvoa de Varzim tem em curso vários projetos a este nível: a recolha seletiva porta-a-porta, a recolha seletiva de resíduos verdes, os projetos Restauração 5 Estrelas, Embrulha, Horta à Porta, Reciclar para Ganhar, +Agricultura +Responsabilidade +Sustentabilidade, Podres de Saber e Geração +.

O Eixo Atlântico deu a conhecer o seu projeto de resíduos da Agenda Urbana, um instrumento para tornar as cidades polos de crescimento inteligente e sustentável, no âmbito de um quadro estratégico geral europeu. Este Seminário foi uma oportunidade para consolidar uma ideia já unânime entre todos os membros do Eixo Atlântico: esta associação luso-espanhola deve ser o referencial integrador do esforço coletivo regional, potenciando as mais-valias que representa o quadro europeu de cooperação entre as administrações públicas locais.