O evento foi promovido pela Federação das Associações de Pais da Póvoa de Varzim, cuja Presidente é Magda Costa, no âmbito da celebração do seu primeiro aniversário, e contou com o apoio da Câmara Municipal, representada pelo Vice-Presidente e Vereador da Educação.

Luís Diamantino enalteceu a importância de momentos como este, de partilha da comunidade educativa poveira, que sublinhem o mérito de todos os profissionais que contribuem para a educação dos mais novos, desde diretores, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos. Em conjunto, estes profissionais de excelência são determinantes para o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino poveiros e para o crescimento de uma sociedade cada vez mais preparada para os desafios vindouros.

Durante o evento, foram distinguidas as escolas poveiras reconhecidas como “Escola Amiga da Criança”, que destaca as instituições de ensino pelos seus trabalhos meritórios em diferentes áreas: Colégio de Amorim, Escola Básica de Fieiro, Escola Básica de Agro Velho, Escola Básica Aldeia, Escola Básica de Navais, Escola Básica de Aver-o-Mar, Escola Básica Cego do Maio, Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Escola Básica de Rates, Escola Básica de Campo Aberto e Escola Secundária Rocha Peixoto.

A educação é prioritária para o Município da Póvoa de Varzim, visível no Plano Estratégico 2020-2030 e no investimento autárquico nos equipamentos escolares num valor superior a 17 milhões de euros feito pela autarquia na requalificação das escolas do nosso concelho, apenas nos últimos quatro anos.