No seu discurso, Aires Pereira relembrou que o investimento autárquico nas escolas do concelho ascende, apenas nos últimos anos, aos 14 milhões de euros, valor no qual se insere a verba de 1,1 milhões de euros aplicada à requalificação da Escola Básica das Machuqueiras.

Mas o investimento na educação por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não fica por aqui – estão já previstas intervenções na Escola Secundária Eça de Queirós, na Escola Cego do Maio, na Escola Campo Aberto de Beiriz e em Rates, orçamentadas em mais de 12 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal declarou, também, que a freguesia de Laúndos vai beneficiar da criação de uma creche e berçário, com capacidade para acolher 42 crianças, decorrente da requalificação da Escola Básica n.º 2 de N. S.ª da Saúde, no âmbito da Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates manifestou o seu orgulho pelos alunos poderem usufruir de excelentes condições de aprendizagem. José Augusto Monteiro fez questão de salientar que “é apanágio do Senhor Presidente da Câmara garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições, algo bem percetível nas intervenções realizadas no Agrupamento de Rates”.

Depois de descerrar a placa inaugural, Aires Pereira içou a bandeira do Município da Póvoa de Varzim na escola, momento ao qual se seguiu uma atuação de karaté e de música, organizada pela Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos, e ainda uma sessão do projeto “É Bom Pedalar Aqui”, promovida no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.