O Vice-Presidente da Câmara Municipal marcou presença, esta semana, na sessão inaugural do 2.º Curso de Português, Língua de Acolhimento (PLA) dirigida a imigrantes/migrantes.
A iniciativa visa promover a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, facilitando a integração social, profissional e cívica dos participantes na comunidade poveira e está a ser dinamizada no âmbito do Projeto “PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias”, em parceria com o Centro de Formação das Pescas e do Mar (FOR-MAR).
Luís Diamantino saudou os formandos presentes e destacou a importância da elevada afluência a este curso, que irá permitir que todos “saiam daqui a falar bem a língua portuguesa”. Para o Vice-Presidente, a integração dos migrantes é fundamental também para a comunidade poveira, porque “com as vossas diferenças nós tornamo-nos mais ricos” e todos “temos muito a aprender com os outros”.
Tendo como linha orientadora que a Educação é a base para uma sociedade mais igualitária, a Operação “PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias” dedica-se à capacitação e formação de adultos ao longo da vida. É um dos projetos que constitui o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.