O evento, que se realizou no Cine-Teatro Garrett, reuniu representantes e técnicos municípios da Área Metropolitana do Porto e Tâmega e Sousa (Amarante, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Valongo e Vila Nova de Gaia), assim como especialistas e investigadores internacionais, nomeadamente Roberto San Salvador e Fernando Villatoros da Universidade Deusto.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente na sessão, tendo destacado a importância dada pela autarquia no sentido de continuar a trabalhar em rede em projetos regionais que contribuem para o desenvolvimento e coesão socioeconómica local. É o caso, por exemplo, do Mapa de Coesão, estabelecido com base em 7 domínios e 92 indicadores que permitem ver o grau de coesão que as cidades do Eixo Atlântico apresentam em termos de saúde, segurança, educação, condições dignas de trabalho, qualidade de vida e participação cívica.

Andrea Silva frisou que a Póvoa de Varzim tem vindo a desenvolver uma forte aposta na implementação descentralizada da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da definição de objetivos ambiciosos e ações transversais para a próxima década com base no mote de “não deixar ninguém para trás” e de uma participação ativa em fóruns europeus e internacionais.

O Mapa de Coesão conta com um Roteiro que propõe uma dupla evolução de políticas sociais para políticas pessoais e, de ambas, para a configuração de ecossistemas de inovação transformadora e de um modelo de governação democrática. Em relação a este último ponto, recorde-se que a Póvoa de Varzim foi galardoada pelo Conselho da Europa com o Selo Europeu de Boa Governação e Transparência Democrática (European Label of Governance Excellence – ELoGE).