A Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) visa a promoção do conhecimento do fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, a informação, sensibilização e educação e o reforço de uma intervenção promotora da integração das pessoas em situação de sem-abrigo.

Esta estratégia está de acordo com a visão do Município da Póvoa de Varzim, que, na sequência da criação do Gabinete de Apoio à Inclusão (GAI) e do Centro Ocupacional para a Inclusão (COI), tem promovido a valorização e inclusão das pessoas com vista à sua integração, quando possível e de forma plena, no espaço de co-housing previsto na Estratégia Local de Habitação.

Recorde-se que o PVPI – Póvoa de Varzim Promove Inclusão funciona diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, no antigo edifício dos serviços municipais. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou este projeto para diminuir o número de Pessoas em Situação de Sem Abrigo e em situação de risco face a esta condição, combatendo o estigma e contribuindo para a sua autonomia pessoal e profissional.