Depois do acolhimento dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude na nossa cidade, durante os dias 1 e 2 de fevereiro a Cruz e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani peregrinaram pelas paróquias do Arciprestado de Vila do Conde/ Póvoa de Varzim.
Assim, durante o dia 1 de fevereiro, os símbolos percorreram as paróquias de Argivai, Beiriz, Rio Mau, Arcos, Junqueira, Bagunte, Outeiro Maior, Parada, Ferreiró, Touguinhó e Touguinha, terminando nas Caxinas. Centenas de jovens acolheram a chegada da Cruz e do ícone à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.
O dia 2 de fevereiro, terminou na Paróquia de Balasar, tendo os símbolos passado pelas paróquias de Vila do Conde, Lapa, São José de Ribamar, Aver-o-Mar, Aguçadoura, Navais, Terroso, Laúndos e Rates.
Recorde-se que a entrega aos jovens portugueses da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, realizou-se no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.
Entre novembro de 2021 e julho de 2023, os símbolos da JMJ vão peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando assim o maior encontro de jovens do mundo que está agendado para o verão de 2023, em Lisboa.
Recorde-se ainda que, e após o grande sucesso da I Edição do EMRC SpringFest, a nossa cidade volta agora a acolher milhares de jovens oriundos de todo o Mundo. Ao todo, serão mais de 5 mil jovens a visitar, entre 26 e 31 de julho, o Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e a ter oportunidade de conhecer melhor a história, tradição e costumes da comunidade poveira, uma vez que alguns dos acolhimentos serão feitos pelos paroquianos nas suas próprias casas e junto das suas famílias.