Este é um investimento que os dez concelhos consideram ser fundamental para, no futuro, candidatarem aquele itinerário religioso a património mundial da Unesco.

Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença são, então, os dez concelhos que se uniram para protagonizarem, em rede, uma candidatura apoiada pelo Norte 2020 para valorizar este Caminho e os territórios que ele atravessa.

No passado dia 25 de julho, dia de S. Tiago, realizou-se a apresentação oficial do projeto em Viana do Castelo, cuja Câmara Municipal coordena tecnicamente o Caminho Português da Costa. Na passada sexta-feira, a Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, fez questão de mostrar aos poveiros todos os pormenores desta grandiosa candidatura.

Está prevista a uniformização da sinalética no Caminho, a promoção do evento cultural “Sons no Caminho”; a criação de um logótipo, guias e brochuras e de um website e aplicação móvel; a publicação de um livro científico; a requalificação de espaços; a produção audiovisual sobre o Caminho e um seminário final com os resultados do projeto.

Esta rede intermunicipal vai permitir potenciar a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa através de uma imagem de marca única, de uma comunicação unificada, com clara racionalização de recursos, permitindo fazer mais e melhor por menos.

De sublinhar que o Caminho Português a Santiago é o segundo percurso mais percorrido, a seguir ao francês, e tem registado um crescimento consolidado com crescente interesse nacional e internacional. A variante Caminho Português da Costa tem registado precisamente as mesmas tendências, apesar das dificuldades nomeadamente de natureza infraestrutural, nomeadamente sinalização deficiente, reduzida densidade de instalações de receção e de prestação de serviços de apoio e informação que permitam dignificar e potenciar o seu valor intrínseco e adaptá-lo às condições atualmente exigidas pelos modernos peregrinos.