Póvoa de Varzim, 21.09.2010 - Está disponível, no portal municipal, o Regulamento do Prémio Literário Correntes d’Escritas/ Papelaria Locus que, desde 2004, se destina a galardoar, anualmente, um Conto ou um Poema inéditos, em português, escritos por jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, naturais de países lusófonos.
O presente Regulamento estipula o envio de três exemplares dactilografados de cada texto a concurso. Cada concorrente poderá apresentar o máximo de dois trabalhos e os textos deverão ser apresentados por escrito e sob pseudónimo.
Na edição de 2011, o prémio distinguirá Poesia, sendo que os interessados em participar deverão enviar os trabalhos até 30 de Novembro. O valor deste Prémio Literário é de mil euros e, para além disso, o Poema premiado será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’ Escritas. O anúncio da obra premiada será feito durante a sessão de abertura da XII Edição de Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, em Fevereiro de 2011, e a entrega do prémio ao galardoado ocorrerá na sessão de Encerramento.
Para além deste, as Correntes d’Escritas têm ainda outro prémio destinado aos mais novos, Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas | Porto Editora, ao qual os alunos que frequentem o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e escrevam em língua portuguesa podem concorrer até 15 de Dezembro.
O Correntes d’Escritas inclui ainda os seguintes galardões: Prémio Literário Casino da Póvoa, cujo prazo de entrega de obras terminou a 15 de Agosto, estando em competição 150 obras poéticas, e o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha, que até 30 de Setembro ainda recebe trabalhos que podem ser apresentados sob a forma de romance, contos, ensaio ou poesia cujo autor seja Poveiro ou, não o sendo, concorra com trabalhos dedicados à Póvoa de Varzim.
Mantenha-se informado sobre os Concursos Literários Correntes d’Escritas 2011, no portal municipal.