O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, marcou presença na abertura do certame e deu as boas-vindas aos livreiros. O autarca destacou a aposta na criação de um espaço para as pessoas poderem descansar e usufruir dos livros, e na nova “roupagem” dos standes: “Tentámos dar um ar mais alegre aos espaços e mais dinamismo à Feira do Livro. O município continua a apoiar a divulgação da cultura através do livro. Não é por acaso que a Póvoa é a terra do festival literário Correntes d’Escritas, e todos os dias há motivos de interesse para as pessoas virem cá”.

Aires Pereira destacou o “casamento perfeito” dos livros com a praia e o mar: “É uma feira muito singular e uma das mais importantes do país. Está localizada no coração da praia e este ano arranca uma semana mais tarde que o habitual, de forma a atravessar o fim-de-semana prolongado da Senhora da Assunção, que traz milhares de pessoas à Póvoa de Varzim. Espero que seja uma boa oportunidade de negócio para todos, até porque temos pessoas que estão connosco desde a primeira edição”.

O programa de animação também teve início na sexta-feira com o espetáculo “A casa da mosca fosca”, pelo Som do Algodão, dirigido ao público infantil e famílias, em geral.

Houve ainda música ao vivo, pelos Amêndoa Amarga. Com um reportório extremamente variado e composto por vários géneros musicais (Soul, Jazz, Bossa-Nova, Blues, Pop-Rock, Fado), a voz de Marta Sampaio acompanhada da guitarra de Luís Malva vão animar todos os fins de tarde da Feira, exceto aos fins-de-semana.

No sábado, ao final da tarde, Manuel Jorge Marmelo esteve na Feira do Livro para apresentar a sua mais recente obra, Macaco Infinito.

O vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa 2014 referiu tratar-se de um livro que “eu quis que fosse um pouco cruel e duro”, sendo uma “alegoria do tempo em que vivemos”.

O autor explicou que “criando um pequeno mundo dentro do bar, tentei escarafunchar um pouco da crosta, arranhar até que faça sangue”, levando a refletir sobre a realidade.

Manuela Ribeiro fez a apresentação do Macaco Infinito, que definiu como um “livro de hipocrisias, de paradoxos e contradições”, que “aborda muitas das temáticas do mundo em que vivemos”. Apontou “liberdade” e “medo” como dicotomia ao longo do livro que aborda a “fragilidade da vida humana em toda a sua plenitude”.

À noite, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz apresentou o seu XVI Festival das Tradições no Palco do Passeio Alegre.

No domingo à tarde, houve uma iniciativa para os mais novos: oficina de Tear Circular – Rabo de Gato, com Lara Mafalda Ferreira.

Hoje, às 17h00, haverá teatro para o público infantojuvenil: o espetáculo O tio Fontaine, pelo ETC Teatro.

Consulte o programa da Feira e disfrute de tudo que terá disponível bem junto ao mar, na marginal poveira.

A Feira do Livro estará aberta até dia 21 de agosto, das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 de agosto, que abre mais cedo, às 14h00.