Passar para o conteúdo principal

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou, este fim-de-semana, nas comemorações dos 90 anos da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, em que se fez acompanhar pelo Rancho Poveiro.

Do programa comemorativo constou, ao final da tarde de sábado, 11 de janeiro, uma celebração eucarística na Igreja de Santo António dos Pobres, seguida de uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Casa dos Poveiros com a presença do Cônsul de Portugal, Jaime Leitão, e do Vice-Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Renato Figueiredo. Ao final da manhã de domingo, 12 de janeiro, Aires Pereira descerrou a placa de homenagem póstuma ao antigo Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Carlos César Santos, mais conhecido por “Carlinhos”. A este momento, seguiram-se o almoço de aniversário e espetáculo do Rancho Poveiro.

Durante o espetáculo, Aires Pereira fez uma intervenção na qual agradeceu a presença de todos neste aniversário, constatando que “a vossa presença é o melhor estímulo e ânimo para que o Rancho Poveiro tenha atravessado o Atlântico para partilhar convosco aquilo que é a nossa cultura, as nossas tradições, em suma, a Póvoa de Varzim”.

O Presidente da Câmara revelou que “é sempre um grande conforto de estar aqui convosco. Por isso, sempre que há um número redondo para celebrar fazemos questão de cá trazer o Rancho Poveiro. São 34 elementos que estão aqui connosco e que, ao longo de um ano, se organizaram e ensaiaram para trazer até vós um pouco do cheiro do mar da Póvoa. Vir até ao Rio de Janeiro, trazer este grupo de pessoas e poder partilhar convosco este sentimento é algo que tenho feito enquanto responsável autárquico”, lembrou.

Aires Pereira fez ainda um apelo a todos os presentes: “dentro da disponibilidade de cada um, ajudem a Casa dos Poveiros a continuar e a continuar a ser uma casa de encontro. É preciso que a ajuda venha de fora para dentro e nos juntemos todos à volta de quem vier a ter responsabilidades na direção e destinos desta Casa”. Deixou também a certeza de que “o Presidente da Câmara estará sempre do vosso lado e disponível para vos ajudar”, acrescentando que “farei questão de estar presente na cerimónia da tomada de posse do próximo Presidente desta Casa para dessa forma poder dar o estímulo, apoio e consideração que merecem todos aqueles que dão um bocadinho de si e do seu tempo para a preservação deste espaço”.

Terminou pedindo um minuto de silêncio por Carlos César Santos.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.