A Assembleia-Geral foi conduzida por videoconferência pelo Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, e contou com a presença de mais de 40 representantes das cidades de Portugal e Espanha que fazem parte do Eixo Atlântico.

Dos vários pontos abordados da agenda, disponível abaixo, destaca-se a discussão e votação por unanimidade da criação de cinco novas Comissões do Eixo Atlântico. Estas equipas vão dedicar-se a abordar temas específicos e preponderantes para o futuro das cidades que integram o Eixo Atlântico, como é o caso da Sustentabilidade, Inovação, Política Social, Política Económica e Política Urbana.

Nos discursos finais, os participantes reiteraram a importância de, em tempos tão desafiantes como os da pandemia, reforçar o trabalho em rede, com vista a encontrar respostas descentralizadas e que correspondam às reais preocupações das comunidades. Ficou patente que esta aliança transfronteiriça incentiva isso, na medida em que reúne cidades de dois países vizinhos em prol do desenvolvimento de projetos comuns e do crescimento conjunto.

Agenda da Assembleia-Geral