O Presidente da Câmara Municipal fez um balanço das medidas de apoio social ontem, final da tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

É, também, com estes parceiros que o Município está a acompanhar todos os poveiros que tenham carências socioeconómicas, necessidade de apoiar as famílias, os idosos que estejam em isolamento ou com dificuldades de mobilidade. Antevendo as dificuldades dos poveiros, o Município adotou medidas de apoio e mantém pronto e disponível o Gabinete de Coesão Social que, através do Fundo de Emergência Social, já atendeu dezenas de pessoas. Em apenas uma semana foram servidas 350 refeições, entregues 26 cabazes alimentares, produtos farmacêuticos, apoio para pagamento de rendas, entre outros apoios diretos. É mantido, ainda, o contacto diário com 129 idosos que frequentavam os Centros Ocupacionais da Lapa e de Aver-o-Mar. Este Fundo Local de Emergência Social foi, por isso, reforçado para face às necessidades dos poveiros.

Aires Pereira explica que não vão ser tomadas medidas generalistas como, por exemplo, baixar os valores de pagamento da água, uma vez que essa opção iria pôr em causa o equilíbrio financeiro do Município o que, mais tarde, iria limitar a capacidade de resposta da Câmara Municipal a quem realmente precisa. “Precisamos manter uma vida justa e equilibrada e apoiar verdadeiramente quem precisa”.

O autarca informa que a Câmara Municipal disponibilizou um hotel, na Avenida Mouzinho, para uso exclusivo dos profissionais do Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC): “ali podem descansar, tomar banho e fazer as suas mudas de roupa. Assim, não têm que regressar às suas habitações e colocar em causa a saúde dos familiares”. A ocupação do alojamento é controlada pelo Centro Hospitalar, que vai gerindo quem o usa e quando.

Ainda quanto ao apoio prestado ao CHPVVC, o edil deu nota do centro de atendimento COVID-19 que está a ser instalado nas instalações municipais ao lado do Hospital com a participação do Município e que funcionará já a partir da próxima semana.

Atualmente o país atravessa a fase de mitigação, ou seja, a fase na qual a transmissão do vírus será entre pessoas da comunidade e que, por isso, sendo todos nós possíveis transmissores, temos a responsabilidade de cumprir as regras do Estado de Emergência e permanecer em casa. Por isso, decidiu-se pelo encerramento dos passadiços, dado que as pessoas não respeitam as distâncias de segurança e, durante o fim de semana, os acessos à Póvoa de Varzim vão estar condicionados, tal como a Avenida dos Banhos, apelando a que todos respeitam estes pedidos de confinamento.

Aires Pereira sublinhou que um conjunto de medidas preventivas foi decidido há duas semanas e, entretanto, este continuou a atualizar-se. Os cemitérios 1 e 2, por exemplo, foram encerrados recentemente para garantir o espaço de segurança higiênica entre as pessoas, até porque as próprias pessoas não tiveram esse cuidado e essa vigilância. Os serviços municipais farão a limpeza de todas as campas neste período de encerramento.
O manuseamento do lixo também sofreu atualizações e está a ser mantido um plano de desinfeção no concelho alargado a vias públicas e passeios.

Há duas semanas foi decidido dotar o concelho de medidas preventivas e condições necessárias para combater o novo vírus, desde logo com o condicionamento dos serviços municipais, cancelando todos os eventos públicos, mantendo apenas em funcionamento, com atendimento presencial, mediante reserva prévia, por telefone ou e-mail, os serviços essenciais: o atendimento geral, os serviços de licenciamento, a Loja do Ambiente e Centro de Atendimento Municipal de Averomar. A Proteção Civil e a Polícia Municipal, bem como os serviços de limpeza e de coesão social também estar a ser mantidos.

Por fim, Aires Pereira pediu, mais uma vez, para os poveiros ficarem em casa, paciência e compreensão pela fase que o país e o mundo atravessam.