A convite da Presidente da Direção da Casa dos Poveiros de Toronto, Linda Correia, e do Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Poveiros, Laurentino Esteves, a visita do autarca poveiro contou com um encontro com o Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes.

Além desta visita de caráter mais diplomático, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi convidado de uma estação de rádio e de um canal televisivo local. Nas suas entrevistas deu a conhecer a Póvoa de Varzim e a sua cultura, reforçando a identidade entre as sucessivas gerações de Poveiros.

Aires Pereira esteve ainda presente no São Martinho da Casa dos Poveiros de Toronto que contou com a animação do artista poveiro Domingos Moça. À sua atuação, o público respondeu varias vezes de pé e com efusivos aplausos.

Nesta sua deslocação, o Presidente da Câmara manifestou a disponibilidade do Município para ter uma parceria ativa com a Casa, no sentido de disponibilizar aos nossos emigrantes serviços que lhes podemos prestar através do Gabinete de Apoio ao I/Emigrante (GAIE) do Município da Póvoa de Varzim que, em estreita colaboração com a Casa dos Poveiros de Toronto, fazem com que as pessoas se sintam uma parte da Póvoa de Varzim. O Presidente considera que o Município tem a obrigação de disponibilizar todos os serviços que tem ao seu dispor para ajudar e, de alguma forma, poder ser a antena que as pessoas que estão a procurar outros locais como modo de vida tenham no nosso concelho.