Na Escola de Refojos, em Aver-o-Mar, a Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, alertou os mais novos para a importância de cada um de nós contribuir para a proteção da nossa floresta, evitando incêndios através de uma ação pró-ativa e de prevenção.

A iniciativa visa promover a reflexão, junto dos mais novos, sobre a importância de aprender a prevenir e a reagir perante acidentes graves ou catástrofes. Além disso, esta sessão escolar está em linha com a aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, pela Assembleia Municipal na última sessão realizada em fevereiro.

O documento, a vigorar até 2031, apresenta uma estratégia para o futuro assente em cinco eixos: a resiliência do território às chamas, a redução da incidência dos fogos, a melhoria do ataque e gestão dos incêndios, a recuperação e reabilitação dos ecossistemas e a adoção de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. O Plano indica, também, objetivos para a melhoria da rede viária florestal, de pontos de água, de faixas de gestão de combustível, mas igualmente a sensibilização e fiscalização dos comportamentos de risco e a reabilitação de povoamentos e habitats florestais.