O evento, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, da Capitã do Porto Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Comandante Mónica Martins e do Presidente do IMPV, Sérgio Furtado, consistiu no reconhecimento dos voluntários e monitores que nos meses de julho e agosto contribuíram para o sucesso do projeto.

Nesta época balnear, o concelho teve cinco pontos acessíveis (mais um em relação a 2023), contando com a participação de 40 voluntários, num total de 1413 horas e 11 monitores, num total de 2568 horas, que levaram 278 pessoas a banhos 607 vezes. Em relação aos beneficiários, destaque para o facto de terem usufruído do projeto mais 94% de pessoas em relação ao ano passado e 14 instituições de concelhos limítrofes vieram à Póvoa de Varzim para poderem levar os seus utentes à água em segurança.

De facto, os números falam por si e, por isso, o Presidente da Câmara começou por agradecer a todos os envolvidos, nomeadamente os concessionários e os nadadores-salvadores, destacando o papel dos voluntários no sucesso desta iniciativa de cariz solidário: “vocês são, sem sombra de dúvida, a razão do projeto”.

Fazendo votos de que no próximo ano, consigamos dispor de mais pontos e melhores condições, Aires Pereira não tem dúvidas de que continuamos a ser uma Cidade mais Amiga e Acessível, sendo este “daqueles projetos que nos enche a todos de muito orgulho e faz notoriamente a diferença”.

Seguiu-se a entrega do diploma de agradecimento e de lembrança aos voluntários pelo Vice-Presidente, Luís Diamantino. Além dos voluntários, o projeto contou este ano com 11 monitores e 5 nadadores-salvadores, no âmbito da Candidatura do PRR Comunidades Desfavorecidas Operação “Mar de Todos” – Ação: Praia Acessível. Também a estes monitores foi entregue uma lembrança do Município pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa.