“A Fundação, constituída por dois poveiros ilustres, Manuel e Alípio do Monte, foi auxiliada pela Câmara Municipal na elaboração desta lista de instituições para as quais tinham um conjunto de doações. Penso que esta é uma excelente notícia, quase um Pai Natal antecipado”. O autarca reconheceu o mérito e a filantropia deste gesto de “dois poveiros que fizeram muito pela nossa terra e que, ainda por cima, com um ano tão difícil como aquele que nos espera, continuem com esta vontade de ajudar instituições da Póvoa de Varzim”.

Manuel Monte, um dos dois fundadores, explicou que “já há muito tempo que tínhamos a intenção de fazermos qualquer coisa para ajudar os outros. Há dois anos que aguardávamos a aprovação da Fundação e estávamos quase a desanimar. Sei que há muitas fundações constituídas apenas com a intenção de receber benefícios fiscais, mas não é o nosso caso. Dentro das nossas possibilidades, eu e o meu irmão sempre ajudámos, por isso, esta é a apenas uma maneira mais formal de continuar o que sempre fomos fazendo. As instituições que precisam são muitas e cada vez serão mais. Há instituições em Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira que também estão a ser auxiliadas pela Fundação Monte”.

As instituições visitadas ontem, ao final da tarde, foram: A Beneficente, Madre Matilde, Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Santa Casa da Misericórdia, MAPADI, Maria da Paz Varzim, Casa do Regaço e Casa de Santa Maria da Estela.

A Fundação Monte tem como fins primordiais a promoção da educação, o fortalecimento da solidariedade social, o apoio a entidades públicas e de reconhecido interesse público e o desenvolvimento de infraestruturas de interesse público, como sejam redes de águas e saneamento, estações de tratamento e pequenas redes viárias. A Fundação deverá levar a cabo as seguintes atividades, sem intuito lucrativo: conceder, isoladamente ou em conjunto com outras entidades, bolsas de estudo e prémios a estudantes, investigadores académicos e ou outras pessoas, singulares ou coletivas; apoiar o desenvolvimento de creches e ou lares, em estreita sintonia com a Segurança Social; ajudar instituições hospitalares, associações de bombeiros e afins; construir ou promover a construção de infraestruturas de interesse público; praticar outras ações de beneficência que contribuam para a prossecução dos referidos fins.