Com o objetivo de reduzir os tempos de espera para atendimento e os prazos de resposta para a emissão das cartas de condução e integrado no Programa Simplex +, o Governo lançou o projeto intitulado “carta sobre rodas”, que consiste na disponibilização pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) de um novo balcão de serviço online, onde os condutores podem renovar ou substituir a carta de condução através da internet. Os condutores que utilizarem o serviço online do IMT terão um desconto de dez por cento em relação aos condutores que se deslocarem ao balcão do IMT ou Espaços do Cidadão.

Outra das novas medidas é que deixa de ser necessário os condutores alterarem a carta de condução quando mudam de morada, passando a ser válida a que está registada no Cartão de Cidadão. A morada será retirada da face da carta de condução, passando a constar exclusivamente na base de dados do IMT. Para além da morada, também a fotografia e a assinatura serão automaticamente transmitidas através do Cartão do Cidadão.

Em abril os atestados médicos passarão a ser transmitidos eletronicamente pelo Ministério da Saúde ao IMT, permitindo o registo automático da avaliação médica efetuada ao condutor.

O prazo de validade das cartas de condução também sofreu alterações e aumentará de dez para quinze anos, no caso dos condutores até aos 60 anos, mantendo-se inalterado para os restantes condutores.

Poderá realizar o pedido de revalidação da carta de condução presencialmente nos Espaços do Cidadão de Aver-o-Mar e Balasar, onde encontrará um colaborador que prestará todas as informações necessárias ou acedendo ao seguinte endereço eletrónico:

https://servicos.imt-ip.pt/login.aspx?ReturnUrl=/registarutilizador.aspx