A fundação da Confraria foi um dos passos essenciais para a divulgação dos pratos de referência do concelho. Por isso, em dia de aniversário, irá realizar-se a V Cerimónia de Insigniação. No dia 3 de dezembro, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, novos confrades vão juntar-se ao grupo que tem como objetivo promover o estudo, defesa e divulgação dos pratos tradicionais e promover medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.

A campanha gastronómica Sabores Poveiros está de regresso. De 4 a 6 de dezembro, 22 restaurantes vão incluir nas suas ementas Cambitos de Raia, Pescada à Poveira e Rabanada à Poveira. Os estabelecimentos aderentes são: 31 de Janeiro; 3 Rapazes (Rates); Casa Cecília; Di António; Firmino; Leonardo; O Pátio; Churrascaria Ibérica; Costa; Estrela do Mar; Jardim (Hotel Axis Vermar); O Campino; O Tacho; Petisqueira Barca; Quebra Mar; Chelsea; O Marinheiro; Veromar; O Marcelino; Casa da Ramada; Romero e Manjar dos Leitões. Para quem consumir o menu específico dos fins de semana irá ser ofertado com um copo de vinho da região e entrada gratuita no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

Finalmente, o – talvez – mais emblemático concurso poveiro “Delícia de Rabanada” irá deliciar os participantes com as mais saborosas Rabanadas à Poveira no dia 11 de dezembro, a partir das 16h00, no Posto de Turismo. Acha que não há Rabanada à Poveira mais saborosa que a confecionada por si? Então, de que está à espera? Inscreva-se no concurso Delícia de Rabanada até dia 6 de dezembro.

Serão admitidas a concurso apenas as designadas “Rabanadas à Poveira”, que deverão ter como ingredientes base os apontados na receita original, a forma arredondada e o aspeto interior tipo “sonho”, à imagem do que foi idealizado pelo seu criador, Leonardo da Mata, havendo, no entanto, lugar a pormenores de criatividade.

O júri, nomeado pela autarquia, fará a apreciação das rabanadas apresentadas a concurso pelo sistema de “prova cega”. O prémio do público é atribuído, claro, pelo público que pretender participar e provar os doces a concurso. Paralelamente, existe uma Feira da Rabanada, com venda de doces premiados em anteriores edições.

A receita total reverte a favor de uma instituição de solidariedade, a sortear no dia.

Esta será a 19ª edição do concurso Delícia de Rabanada que visa a promoção do ex-libris da doçaria tradicional poveira, é um evento perfeitamente consolidado no programa de animação da época natalícia na Póvoa de Varzim. O seu objetivo tem sido, para além da consolidação da imagem e divulgação deste doce a nível local e nacional, promover a sua dinâmica comercial, notando-se claramente, ao longo dos últimos anos, um aumento significativo do número de estabelecimentos que já têm a rabanada poveira na sua oferta. O mesmo fenómeno já é visível em restaurantes fora da Póvoa, o que é um excelente indicador da qualidade e versatilidade deste produto.