Póvoa de Varzim, 01.07.2013 - O som contagiante das melodias do Rancho Folclórico Poveiro que saía das colunas, o cheiro a sardinha assada e a agitação que se vivia no exterior do Mercado Municipal chamaram a atenção de quem passava na rua.
A curiosidade levou centenas de pessoas, poveiros e turistas, a aproximarem-se e a participarem na iniciativa “Cozinha ao Vivo – Sardinhada de S. Pedro”, organizada na passada sexta-feira.
Os comerciantes de peixe do Mercado Municipal ofereceram as sardinhas, a Horpozim ofereceu os legumes para a confeção do caldo verde, a Padaria Flávia ofereceu a broa e o vinho foi ofertado pela loja Póvoa Kencia. Coube ao chef Luís Gaspar, da Prochef Agency, confecionar a Sardinhada. Inicialmente estava previsto serem servidas 350 sardinhas, mas com a grande adesão a esta iniciativa do Mercado Municipal – talvez a de maior sucesso até hoje – houve necessidade de se recorrer ao plano B, isto é, servir mais de cinco dezenas do que o prognosticado. Uma mudança de planos que agradou aos comerciantes e à organização, que viram a casa encher com novos públicos.
O Mercado Municipal assinalou, assim, as Festas da cidade, divulgando aquele espaço tão tradicional da Póvoa de Varzim.