No dia 31 de janeiro, os símbolos do evento vão ser acolhidos às 19h00, na freguesia da Estela, no adro da Igreja Paroquial; a partir do qual vão em direção à Praça do Almada, percorrendo a Estrada N13, com passagem no Quartel do Bombeiros Municipais da Póvoa de Varzim, onde vão ser recebidos sob a forma de Guarda de Honra. Em seguida, os símbolos voltam à Praça do Almada às 21h00 para um momento especial demonstrativo da força mobilizadora dos jovens, pelo que se convida a todos a marcar presença. Daí os símbolos rumam à Igreja Matriz, onde decorrerá a celebração de uma eucaristia em honra de D. Bosco, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga.

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, a Cruz e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vão percorrer em peregrinação todo o concelho e paróquias da Póvoa de Varzim. O cortejo irá partir da Igreja Matriz às 8h45 de dia 1 e terminar na Igreja Paroquial de Balasar, às 20h00 do dia 2, para uma eucaristia e entrega dos símbolos ao arciprestado de Famalicão.

A Póvoa de Varzim volta, deste modo, a ser figura central nas Jornadas Mundiais da Juventude, depois de, no passado dia 22 de dezembro, a Escola dos Serviços (ES) já ter recebido ambos os símbolos, que retratam os valores de camaradagem, esperança, família e espírito de serviço.

Recorde-se ainda que, e após o grande sucesso da I Edição do EMRC SpringFest, a nossa cidade volta agora a acolher milhares de jovens oriundos de todo o Mundo. Ao todo, serão mais de 5 mil jovens a visitar, entre 26 e 31 de julho, o Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e a ter oportunidade de conhecer melhor a história, tradição e costumes da comunidade poveira, uma vez que alguns dos acolhimentos serão feitos pelos paroquianos nas suas próprias casas e junto das suas famílias.